navegação

Educação / HSB

Metodologia

Metodologia


A metodologia é regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT utilizada como parâmetro em todo estudo cientifico, pois tem a ciência como base para dar fundamento nas pesquisas. 

Entende-se que a metodologia é o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade, sendo necessário considerar que descrever a metodologia do estudo requer amplo conhecimento sobre os diversos métodos e abordagens. (FIQUEIREDO, 2008).

Por isso o processo de ensino aprendizagem da HSB abrange e envolve os seguintes métodos:

  • Elaboração de atividades/exercícios e trabalhos individuais e em grupos
  • As aulas práticas e teóricas são divididas conforme os cursos de Nivelamento I e II, especializações nacionais e internacionais, seguindo ementas e normas pré-estabelecidas.

Para o bom andamento das disciplinas ministradas, o discente deverá cumprir a carga horária, realizar as atividades práticas e teóricas, conforme orientação e instrução do educador.

Evolução gradativa no processo de ensino aprendizagem ao longo de cada etapa dos cursos, vindo a ser um profissional mais qualificado fazendo com que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências nos salões e desenvolver o conhecimento de Business (gestão de negócios) que os faz competitivos no mercado de beleza.

A HSB desenvolveu uma metodologia em que todas as aulas estão conectadas entre si. Por exemplo, a aula de corte utiliza as associações dos pontos geométricos que se vinculam com as de mechas e penteados, e as aulas de mechas se unem com as de colorimetria e tricologia. Todas juntas são competências a serem a desenvolvidas para gerar receitas no salão, o que se funde com as de gestão de negócios.

 A metodologia PI do francês Raphael Perrier vem corroborar com os padrões das aulas de corte e penteado.

A chancela da OMC Word School qualifica a HSB atestando que a metodologia se enquadra em todo mundo.

O cumprimento das exigências da ISO 10015 garante o mais alto padrão de qualidade profissional dando direcionamento a padrões e controle de processos sistematizados (normatização internacional), o que remete a atender a teoria do pensamento sistêmico de Peter Senge (2013).

Peter Senge (2013) autor do Best Seller “A quinta disciplina” é um dos pensadores mais influentes em administração e liderança no mundo. Esta é a essência do modelo educacional da HSB que tem a marca ECosmetics como mantenedora.

 

REFERÊNCIA

FIQUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Métodos e metodologia na pesquisa cientifica.- 3 ed. – São Caetano do Sul. SP. Yendis Editora, 2008.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e pratica da organização que aprende. Tradução: Gabriel Zide Neto, OP Traduções – 29ª ed. – Rio de Janeiro: Best Seller, 2013.

 

Didática


Didática é uma ciência cujo  objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apoia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo. Desta forma, poderíamos dizer que ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática.

Ana Lúcia Kaniski

 

Considera-se a Educação um processo permanente de aquisição de conhecimentos e práticas, por meio do qual os indivíduos e grupos podem contribuir para transformar atitudes, agregar  valores, desenvolver  habilidades e  realizar experiências, tornando-se capazes de atuar de forma positiva na solução dos problemas e construção de um mundo melhor.

Edgar Morin

ir para página inicial